sexta-feira, 16 de julho de 2010

Transição Caminhada X Corrida





Para que se tenha uma transição caminhada-corrida com qualidade é preciso respeitar certos parâmetros de avaliação relacionados às passadas, à intensidade, ao tipo de solo onde é realizada a atividade, a composição e disposição corporal e a velocidade empregada na transição. Isso tudo estando dentro de valores e padrões corretos e dentro de protocolos prescritos por profissionais capacitados podem contribuir para a elaboração de um programa de treinamento para que a transição caminhada-corrida seja feita com segurança, qualidade e eficiência. Lembrando que esse processo de transição sempre deve ser realizado dentro dos limites do indivíduo que esta iniciando a atividade e antes de qualquer coisa, ir ao médico e realizar exames para que o programa tenha início. As mudanças e os benefícios físilógicos começam a aparecer e as mudanças são sentidas a médio e longo prazo, trazendo uma motivação a mais para o futuro corredor.
Já se sabe que caminhar de 20 a 30 minutos por dia em intensidade leve ou moderada, pode evitar as doenças cardíacas e a osteoporose além de ser o primeiro estágio para a adaptação aeróbica e neuromuscular para indivíduos sem condicionamento.
Respeitar o momento de transição é muito importante porque se passar dessa fase, podem ocorrer problemas biomecânicos e desconforto, portanto a melhor maneira de começar é através da orientação de um treinador capacitado e desfrutar dos prazeres da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corra e comente

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.