terça-feira, 27 de julho de 2010

Copa Paulista de Corridas de Montanha - Etapa Atibaia






Acontecerá neste sábado, dia 31 às 16h a ultima etapa da copa paulista de corridas de montanha e será em Atibaia, num percurso estremamente bonito, cheio de adrenalina, trilhas, corregos e muita, mas muita subida até a chegada no famosa Pedra Grande, com seus 1400m de altitude e umas das mais belas paisagens da região bragantina. A Pedra Grande é o maior e principal ponto turistico de Atibaia e região e a quem diz que os moradores ao redor e a pelos menos uns 2.500m de distância da pedra são abençoados por uma energia positiva que trazem vários benefícios à saúde física, mental e emocional.
Do alto da pedra, pode se avistar cidades vizinhas como Bragança Pta, Jundiaí, Piracaia,Nazaré Pta e desfrutar de trilhas e grutas ao seu redor. O turista ainda conta com pousadas e campings para se hospedarem e passarem dias ao lado dessa formidável pedra gigante.
Nos próximos dias colocarei mais informações sobre a corrida.
Agora, é treinar e treinar...
Boas corridas e treinos....

sábado, 17 de julho de 2010



Copa Paulista de Corridas de Montanha 2010

Essas provas são de tirar o fôlego, mas realmente vale a pena por fugir do tradicional, das corridas em asfalto e que em sua maioria são percursos planos mas mesmo assim algumas ainda tem as suas dificuldades. As corridas de montanha colocam você junto à natureza e o espírito de aventura, a adrenalina compensão a dificuldade da prova. São provas de 6 e 12km em meio a paisagens fantásticas, montanhas, picos, trilhas, riachos que inspiram e motivam o corredor a não desistir diante das várias dificuldades do percuso, tornando a corrida de montanha uma aventura de tirar o fõlego.




As corridas de 12km são para corredores com uma certa experiência, pois exigem um condicionamento bom para percorrer os 12km que em sua maiora são de subidas médias e as vezes bem fortes, já os 6km são para os corredores que estão começando, mas mesmo assim ainda terão que ter um condicionamento para conseguir percorrer os 6km que também não são fáceis, mas no final somos reconpensados com a passagem pelo pórtico de chegada e mais uma vitória foi conquistada e assim continuamos a correr, treinar e a desfrutar desse esporte cativante cada vez mais.
Mais informações acessem:
www.corridasdemontanha.com.br


Bons treinos

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Transição Caminhada X Corrida





Para que se tenha uma transição caminhada-corrida com qualidade é preciso respeitar certos parâmetros de avaliação relacionados às passadas, à intensidade, ao tipo de solo onde é realizada a atividade, a composição e disposição corporal e a velocidade empregada na transição. Isso tudo estando dentro de valores e padrões corretos e dentro de protocolos prescritos por profissionais capacitados podem contribuir para a elaboração de um programa de treinamento para que a transição caminhada-corrida seja feita com segurança, qualidade e eficiência. Lembrando que esse processo de transição sempre deve ser realizado dentro dos limites do indivíduo que esta iniciando a atividade e antes de qualquer coisa, ir ao médico e realizar exames para que o programa tenha início. As mudanças e os benefícios físilógicos começam a aparecer e as mudanças são sentidas a médio e longo prazo, trazendo uma motivação a mais para o futuro corredor.
Já se sabe que caminhar de 20 a 30 minutos por dia em intensidade leve ou moderada, pode evitar as doenças cardíacas e a osteoporose além de ser o primeiro estágio para a adaptação aeróbica e neuromuscular para indivíduos sem condicionamento.
Respeitar o momento de transição é muito importante porque se passar dessa fase, podem ocorrer problemas biomecânicos e desconforto, portanto a melhor maneira de começar é através da orientação de um treinador capacitado e desfrutar dos prazeres da corrida.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Transição Caminhada X Corrida


A transição da caminhada para a corrida deve acontecer gradativamente para que o corpo, o organismo vá aos poucos se ajustando e se adaptando as novas mudanças fisiológicas. Para isso, o melhor é intercalar a caminhada com alguns minutos de corrida. Essa caminhada deve ser numa proporção de intensidade moderada à alta e aos poucos aumentando o tempo da corrida e diminuindo o tempo da caminhada. Esse processo deve ser realizado em alguns semanas no mínimo de 4 para que se tenha uma boa adaptação.
Continua...


BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 6 de julho de 2010

Corredor Iniciante


Hoje vemos muitas pessoas começando a "querer" correr, tanto por fatores relacionados à saúde, à estética, por motivação de amigos, parentes ou simplesmente para não ficar em casa e ser enquadrado no grupo de sedentários. Esses futuros corredores começam a treinar sem orientação de um profissional qualificado e sem antes passar por uma avaliação médica, sendo este o ponto mais importante, podendo levar o futuro corredor a cometer um grande erro que pode fazer com que o "aluno de si mesmo" tenha que parar por algum tempo ou até mesmo para sempre de praticar a corrida. Portanto, é de estrema importância que os corredores mais experientes, educadores físicos, revistas especializadas e eventos relacionados a corrida, enfatizem a grande importância de ter a orientação e acompanhamento de um profissional capacitado que irá mostrar que correr não é tão simples como se pensa, que tudo depende de vários fatores e claro, antes de tudo realizar os exames para que se possa praticar a corrida com toda a segurança possível. Dentre os exames mais comuns a serem realizados estão o de Colesterol, Vo2máximo, Frequência cardíaca, Pressão Arterial e exames para detectar problemas Respiratórios e Cardíacos. Com estes exames em ordem e dentro de padrões normais e uma avaliação física bem aplicada e objetivada para a prática da corrida de rua, você estará liberado pelo médico e estará apto para começar a corrida com seu treinador que poderá prescrever programas de treinamento com segurança, qualidade e dentro dos seus objetivos.
Portanto não esqueçam: Corridacom: Saúde, Corridacom Segurança e Corridacom orientação sempre.